Durante a roda de conversa, o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Piauí, Lirton Nogueira, compartilhou alguns relatos de educadores que mencionaram como a violência doméstica familiar também afeta a vida dos adolescentes que convivem com essa infeliz realidade.

“Essa realidade também afeta jovens que convivem com violência dentro de casa. Muitos, infelizmente, tentam tirar até sua própria vida por causa dessas situações que se tornaram tão comuns. Basta ligar o rádio ou a TV que ouvimos casos e casos. Esse projeto vem justamente fazer com que essa violência não aconteça, sensibilizar a sociedade piauiense sobre a importância da realização de denúncias e, principalmente, sobre a prevenção e ela começa com vocês, que já estão iniciando seus relacionamentos”, destacou o magistrado Lirton Nogueira.

Com olhos atentos, o estudante Adrey Felipe, aproveitou a oportunidade para esclarecer a dúvida sobre casos em que a vítima protege o agressor, momento em que a secretária de Gestão Estratégica do TJPI, Lanny Cléo, explicou que em muitos casos o agressor é quem mantém a casa e a vítima, a mulher, é dependente financeiramente do agressor.

“Nenhuma mulher apanha porque gosta, na maioria das vezes essa mulher vítima é dependente do agressor, então, o indicado é que na primeira agressão ocorra a denúncia para não virar um ciclo” enfatizou Lanny Cléo.

“Temos aqui no Instituto Federal de Educação um público muito diversificado, alunos do ensino médio ao ensino profissional, técnico, então abraçarmos uma série de realidades. Uma palestra como essa é muito importante, trazendo na prática e na linguagem dos estudantes ações efetivas contra a violência contra mulher. Estamos sempre abertos a esse tipo de parceria. Foi muito produtivo”, analisou a coordenadora de ensino do IFPI, Regianny Lima Monte.