Seguranças e demais colaboradores do Shopping Rio Poty participam, hoje (30) e amanhã (31), de capacitação para agir e identificar casos e violência doméstica nas dependências do estabelecimento, com o objetivo de proporcionar um ambiente acolhedor e seguro às mulheres. A capacitação foi realizada por uma equipe técnica do Tribunal de Justiça do Piauí, como parte da macrocampanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica.

O Shopping Rio Poty é uma das 24 empresas do Piauí que já aderiram ao selo Empresa Amiga da Mulher. O selo é a certificação de que o estabelecimento é parceiro do Tribunal de Justiça no combate à violência contra mulher e que os colaboradores são capacitados para ouvir e acolher qualquer mulher que necessite de ajuda.

Carol Berger, gerente de Marketing do Shopping Rio Poty ao lado do juiz auxiliar da presidência do TJ-PI, Lirton Nogueira. Carol, tem pele clara, cabelo loiro, esta usando blusa bege, o juiz Lirton Nogueira usa óculos de grau esta de terno preto e gravata azul listrada. Ambos estão em pé olhando para foto.

Carol Berger, gerente de Marketing do Shopping Rio Poty ao lado do juiz auxiliar da presidência do TJ-PI, Lirton Nogueira. Foto: Joelma Abreu

“A gente tem o prazer de realizar essa capacitação e entregar esse certificado a uma das primeiras empresas a aderirem a essa campanha, mostrando o compromisso com uma temática tão importante nos dias de hoje. Os shoppings são um dos principais ambientes frequentados pelas famílias e é por isso que precisamos estar atentos a essas situações e saber, principalmente ,como agir”, destacou o juiz auxiliar da Presidência do TJPI, Lirton Nogueira.

Durante o treinamento, os colaboradores do shopping receberam orientações sobre o acolhimento a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, além de receberem orientações para denúncia.

Dois homens de pele negra, sentados, olhando para o alto.

“Normalmente, nós, seguranças, ficamos na porta e somos o primeiro contato das pessoas, então essa capacitação abre nossa mente e nos deixa mais atentos sobre casos que possam acontecer dentro do shopping”, destacou o segurança Kelson Fernando.

Secretária de Gestão Estratégica Lanny Cléo entrega certificado do selo empresa da mulher para Carol Berger, gerente de Marketing do Shopping Rio Poty. Lanny Cléo é Mulher de pele branca, cabelos loiros, blusa bege e saia preta. Carol, tem pele clara, cabelo loiro, esta usando blusa bege, o juiz Lirton Nogueira usa óculos de grau esta de terno preto e gravata azul listrada. Ambas estão em pé.

Secretária de Gestão Estratégica, Lanny Cléo entrega certificado do selo empresa da mulher para Carol Berger, gerente de Marketing do Shopping Rio Poty.

Para Carol Berger, gerente de Marketing do Shopping Rio Poty, as empresas têm uma responsabilidade social muito grande diante deste cenário de violência contra mulheres: “Esse tipo de violência é muito recorrente e, com essa capacitação, vimos que precisamos realizar mais além dos nossos procedimentos padrões, quando existem casos de violência contra a mulher dentro do shopping. Nosso objetivo é treinar todos os colaboradores do shopping. Iniciamos com os seguranças, que estão na linha de frente. Depois, capacitaremos colaboradores, lojistas, vendedores e colaboradores terceirizados. Os casos que a gente já viu acontecerem foram na praça de alimentação, local em que a abordagem do agressor é mais discreta por haver mais pessoas”, ressaltou.

Homens e mulheres em pé olhando para foto.

Para aderir à macrocampanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica, o representante institucional deve preencher o formulário disponível no link https://www.tjpi.jus.br/pesquisas/surveys/58/answer

O formulário, preenchido, será encaminhado automaticamente à Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica do Poder Judiciário. Após a adesão, a empresa ou instituição receberá capacitação específica para o acolhimento a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, além de receber orientações para denúncia e certificado de reconhecimento social.