Realizado com o objetivo de promover a capacitação e a valorização de servidores e magistrados do Poder Judiciário piauiense, II Encontro Regional de Trabalho do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, realizado entre os dias 27 e 29 de setembro, em Parnaíba, foi encerrado com avaliação positiva dos participantes. Ao longo dos três dias de programação, o evento proporcionou a magistrados e servidores de 15 comarcas da região Norte do Piauí uma imersão em palestras, oficinas e boas práticas.

Para o desembargador Hilo de Almeida, presidente do TJ-PI, a finalidade do Encontro foi alcançada. “Todos conseguimos nos conectar nesse local de inovação e convocação para sairmos da nossa zona de conforto, buscando fazer mais e com mais propósito. Quero agradecer a presença entusiasmada de nossos magistrados e servidores e o esforço imenso da nossa organização para entregar este evento de altíssimo nível”, disse.

A servidora Carolina Neiva, analista judicial da 1ª Vara Criminal da comarca de Parnaíba, as recentes mudanças do Poder Judiciário, especialmente o uso de novas tecnologias, ferramentas de gestão e indicadores de produtividade, estão construindo novas formas de trabalho e de servir melhor ao público. “O evento foi incrível. Foram oficinas, palestras e painéis que impactam diretamente na melhoria da prestação jurisdicional aos cidadãos”, avaliou, acrescentando que Encontro “valoriza servidores e magistrados que estão na ponta do Judiciário e que são a porta de acesso da população”.

O magistrado José Carlos Amorim, juiz titular da Vara Única de Buriti dos Lopes, também elogiou o Encontro e ressaltou a oportunidade de os participantes conhecerem plataformas e ferramentas inovadoras. “Fiquei muito feliz por ter essa oportunidade de aprendizado, para que possamos, inclusive, disseminar esse conhecimento nas comarcas”, declarou.

Além das palestras, o evento contou com oficinas sobre Movimentações Processuais e Gestão Estratégica. “Adorei o evento, super organizado. As oficinas foram excelentes, permitindo que tirássemos muitas dúvidas; por exemplo, em relação a classes processuais, como deveria ser distribuído. Agora, como está tudo padronizado, fica muito melhor”, declarou a servidora Taciele Fontenele, servidora da Distribuição da comarca de Parnaíba acerca da oficina sobre Movimentações Processuais.

O evento também contou com exposição dos projetos e ações desenvolvidos por nove órgãos e setores do Tribunal, a fim de que os visitantes dos estandes pudessem conhecer ou tirar dúvidas sobre essas iniciativas. Foram eles: Corregedoria Geral da Justiça, Corregedoria do Foro Extrajudicial, Ouvidoria Judiciária, Escola Judiciária, Laboratório de Inovação, Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude do Poder Judiciário, Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania de 2º Grau, Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Núcleo de Gestão Socioambiental e Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação.

“Foi uma exposição mais interessante que a outra, onde pudemos conhecer ferramentas muito úteis, como a planilha de correições, o Ric, a Júlia, enfim, novas tecnologias que possibilitam o aumento da produtividade e da entrega de um melhor serviço ao jurisdicionado”, comentou a servidora Marcela Zidirich Gamo, analista judicial da 2ª Vara Cível da comarca de Parnaíba.

Encontros

Além de Parnaíba, o Encontro abrangeu as comarcas de Barras, Batalha, Esperantina, Luzilândia, Matias Olímpio, Miguel Alves, Piripiri, Porto, Buriti dos Lopes, Cocal, Luís Correia, Piracuruca, Capitão de Campos e Pedro II. Ao todo, serão realizados quatro Encontros Regionais de Trabalho durante a Gestão 2023/24 do TJ-PI, com o objetivo de aperfeiçoar os serviços prestados nas unidades judiciárias em todo o Estado. Em 2024, serão sede dos encontros as comarcas de Floriano e Teresina.

Confira as Fotos