O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), desembargador Hilo de Almeida, anunciou, durante sessão plenária administrativa realizada nesta segunda-feira (11), o pagamento da 2ª parcela do Prêmio TJ-PI de Qualidade aos servidores do Poder Judiciário do Piauí para até a próxima sexta-feira (15). Na sessão, o desembargador-presidente também apresentou ao Pleno o Selo Ouro conquistado pelo TJ-PI na edição 2023 do Prêmio CNJ de Qualidade, recebido no último dia 5 de dezembro, em Salvador (DF), durante o 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário.

“Poder estar junto aos meus pares, trazendo esse simbólico, mas tão importante prêmio, é uma grande alegria, mas sobretudo, uma grande honra. O que pra muitos é só mais um papel, ou só uma denominação, tenho certeza que pra nós, que fazemos esse Tribunal, é o resultado de longos anos de trabalho, de união, de esforços, de noites em claro, de muitos sacrifícios também”, disse o desembargador Hilo de Almeida, ressaltando que se trata de uma conquista histórica e coletiva.

Também como resultado desses esforços, o presidente lembrou que o TJ-PI atingiu os critérios necessários para o pagamento do Prêmio TJ-PI de Qualidade 2023, premiação que confere mérito, reconhecimento e valorização a servidores e servidoras, magistrados e magistradas do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI).

Para a conquista do Prêmio, foram cumpridos requisitos relacionadas a baixa processual, transparência, atendimento à demanda e cumprimento das Metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por exemplo. Dentre eles, a meta, ampliada, de baixar 260 mil processos este ano.

Este ano, a Gratificação por Incremento de Produtividade (GIP) teve seu pagamento dividido em duas etapas, sendo a primeira delas, no valor de R$ 1.000,00, paga em abril. De acordo com o desembargador Hilo de Almeida, a segunda parcela da GIP será paga até a sexta-feira (15), e terá o valor de R$ 4.000,00. “Essa é uma premiação por desempenho e tem como objetivo estimular o aumento da produtividade, com vistas ao alcance das metas do Poder Judiciário, com base em indicadores de desempenho”, explicou o presidente durante a sessão plenária.

“O Prêmio TJ-PI de Qualidade está alinhado às diretrizes do CNJ e busca incentivar e reconhecer as importantes conquistas de nossos servidores para a melhoria contínua do Tribunal. Foi uma jornada intensa e recompensadora. Conquistamos o Selo Ouro no prêmio CNJ, melhoramos nossa posição no ranking nacional, mantivemos o Selo 100% Transparência e o prêmio Diamante no programa nacional de transparência do Sistema de Tribunais de Contas. É momento de celebrar”, finaliza Lara Bonfim, secretária de Gestão Estratégica do TJ-PI.