O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) atingiu a marca de 277.329 baixas processuais no ano de 2023, de acordo com o painel estatístico Baixômetro. O índice superou a meta de baixas estipulada para a conquista do Prêmio TJ-PI de Qualidade 2023, que foi de 260 mil processos baixados. No mês de fevereiro, devem ser divulgados os critérios e as metas de baixas processuais referentes à edição 2024 da premiação, que visa conferir mérito, reconhecimento e valorização a servidores e servidoras, magistrados e magistradas do TJ-PI.

A baixa processual é considerada uma das etapas mais importantes de um processo e significa que se chegou à sua conclusão, não havendo mais tarefas a serem cumpridas. No 1º grau, foram realizadas 156.563 baixas processuais no ano passado; no 2º grau, foram 45.793 baixas; nos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, 59.948; e nas Turmas Recursais, 15.025.

“Em 2023, batemos recorde de baixas, incrementando a nossa produtividade. Isso indica que estamos melhorando a prestação jurisdicional e, aos poucos, chegando ao nosso objetivo principal, que é levar a justiça aonde as pessoas estão”, avalia a secretária de gestão estratégica do TJ-PI, Lara Bonfim.

A gestora ressalta que o Baixômetro já foi atualizado para 2024, facilitando o acompanhamento e monitoramento de nossos números pelas unidades. “Também estamos com a expectativa de lançar no início de fevereiro as regras do prêmio TJ-PI de Qualidade 2024. Contamos mais uma vez com a parceira de nossos servidores e magistrados, afinal eles são a essência de nossa justiça”, declarou Lara Bonfim.