A Secretaria de Gestão Estratégica (SEGES) do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) divulgou o relatório da Pesquisa de Satisfação com Atendimento 2023. A pesquisa foi realizada entre os meses de outubro e novembro, e tem como finalidade obter informações da sociedade quanto à qualidade dos serviços prestados pelo Poder Judiciário do Estado, visando identificar pontos fracos a serem melhorados e pontos positivos que possam configurar como boas práticas e serem replicados.

A Pesquisa de Satisfação com o Atendimento 2023 teve um aumento de 21% no número de participantes, em relação ao ano anterior. Para o cálculo do nível de satisfação/aprovação de cada item em análise, considerou-se como respostas positivas as que figuram em “muito satisfeito ou satisfeito”. A satisfação com os serviços prestados pelo TJ-PI alcançou 88,57% de aprovação, mesmo percentual de satisfação com o atendimento.

O tratamento recebido no atendimento e o tempo de espera para ser atendido atingiram satisfação de 90% e 87,86%, respectivamente, números acima daqueles alcançados em anos anteriores. O cumprimento dos horários das audiências também obteve avaliação positiva, alcançando 94,95% de satisfação dos usuários. Diante de tais resultados, o “Índice de Insatisfação com o Atendimento”, que responde ao indicador institucional, foi de 11,43%, ultrapassando a meta estabelecida para todo o quadriênio do Planejamento Estratégico 2021-2026.

A modalidade processual apresentada pelo “Juízo 100% Digital” alcançou 97,83% de satisfação, sendo o item melhor avaliado na pesquisa. Trata-se da possibilidade de o cidadão utilizar a tecnologia como meio de acesso à Justiça, sem precisar comparecer fisicamente nos fóruns. No “Juízo 100% Digital”, todos os atos processuais são praticados exclusivamente por meio eletrônico e remoto, incluindo-se as audiências e sessões de julgamento, que ocorrem por videoconferência.