Uma equipe do Tribunal de Justiça do Piauí foi recebida pelo desembargador Paulo Kiyochi Mori, presidente do TJ-RO, nesta terça-feira (16). Na ocasião, o presidente rondoniense recebeu o desembargador Olímpio José Passos Galvão, coordenador do Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Piauí e comitiva piauiense que encontra-se em Porto Velho. Durante a visita os piauienses irão conhecer um pouco da estrutura e da história do Judiciário de Rondônia.

Dentre as áreas de interesse do TJ-PI estão ações desenvolvidas na área de Tecnologia da Informação, gestão de fluxos na Central de Processos Eletrônicos dos 1º e 2º graus, planejamento estratégico, sustentabilidade, dentre outros.

“Queremos conhecer também as ferramentas virtuais que contribuem para o destaque que o TJ-RO tem recebido. Essas imersões e trocas de experiências são importantes para o fortalecimento e engradecimento de todo o judiciário”, pontua o desembargador Olímpio Galvão, que também coordena o coordenador do Centro Judiciário de Resolução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do TJ-PI e presidente do Comitê de Governança da TI do TJ-PI.

Também participaram do encontro o desembargador Álvaro Kalix Ferro, e os juízes auxiliares Rinaldo Forti, secretário-geral do TJ-RO, e Guilherme Ribeiro Baldan, que fizeram contribuições pontuais à explanação do presidente rondoniense sobre a atuação institucional; e ainda o secretário Judiciário, Jucélio Sheffmacher, e a titular do Gabinete Governança do TJRO, Rosemeire Moreira, dentre outros servidores.

Durante a recepção no TJ-RO, o desembargador Paulo Kiyochi Mori, presidente do TJ-RO, explanou sobre as ações mais destacadas do Judiciário de Rondônia e firmou a posição da instituição em auxiliar e também aprender com a equipe do TJ do Piauí.

“Não existe um Tribunal melhor que o outro, todos somos o Judiciário brasileiro em busca de melhor atendimento à população”, afirmou o presidente do TJ-RO. O magistrado do TJ-RO, dentre outras iniciativas, destacou as instalações de postos da Justiça em localidades onde ainda não há comarca instalada, como no distrito de Extrema, em Porto Velho, e no município de Mirante da Serra, na comarca de Ouro Preto do Oeste. “Nós temos que facilitar ao máximo o acesso do jurisdicionado à Justiça”, defendeu Mori, ao evidenciar dos esforços para manter a Justiça em funcionamento durante a pandemia.

Comitiva Piauiense

Do Piauí, a secretária de Gestão Estratégica Lanny Cléo, também participou da reunião. Também fazem parte da comitiva piauiense o secretário de Tecnologia da Informação, Agnaldo Abreu Almendra; e os servidores Elias Ribeiro Moura Júnior, Sávio Mota Carneiro e Thálison Clovis Ribeiro da Costa.

À frente da SEGES-TJPI, a secretária Lanny Cléo pontua que a visita se baliza nas ações de planejamento estratégico, que devem fazer parte de todas as organizações públicas.

“O Plano de Gestão 2021-2022 do TJ-PI tem sido cumprido de forma a seguir as diretrizes da estratégia, inovação, resolutividade e eficiência. Para nós, visitarmos o TJ-RO, que é referência para outros tribunais, se tornando destaque nacional, é uma grande passo para podermos imprimirmos esse modus operandi de excelência na prestação jurisdicional. Todas as ações e atividades que puderem servir de inspiração para melhorar a nossa atuação no jurisdicionado piauiense são muito bem vindas. Tem sido muito gratificante essa troca com os colegas de Rondônia”, frisa Lanny Cléo.

Fonte: Site TJPI