Servidores (as) e magistrados (as) do Tribunal de Justiça do Piauí têm até o dia 30 de setembro para inscrever projetos e ações bem-sucedidas no Banco de Boas Práticas do TJPI. As inscrições devem ser feitas pelo sistema SEI e encaminhadas à Secretaria de Gestão Estratégica-SEGES.

O Banco de Boas Práticas visa compartilhar, reconhecer e reunir iniciativas bem-sucedidas e bem-avaliadas, segundo os critérios de excelência, aplicadas no âmbito do Judiciário piauiense e que podem ser replicadas em outros tribunais.

Serão considerados válidos os projetos inovadores que apresentam resultados positivos comprovados em relação à eficiência em procedimentos, satisfação do usuário, racionalização e economia de recursos.

Elias Ribeiro, consultor jurídico do TJPI, é um dos servidores que contribui com o Banco de Boas Práticas, com as iniciativas de implementação do Plenário Virtual das Turmas Recursais e o I Núcleo da Justiça 4.0, ambos com objetivo de proporcionar, através do uso de inovações tecnológicas, uma prestação jurisdicional mais rápida e eficiente.

“Esses dois projetos foram desenvolvidos com intuito de trazer melhorias à área fim do Tribunal, que é a prestação jurisdicional, utilizando-se de ferramentas digitais que aumentam a eficiência e produtividade de servidores e magistrados, trazendo maior comodidade às partes e um processo mais célere. O Banco é extremamente positivo para o Tribunal, pois através dele é possível ter conhecimento dos projetos desenvolvidos e em desenvolvimento, além de expandir e estimular as boas práticas entre servidores(as) e magistrados(as), o que acaba por gerar uma grande interação na busca por melhorias e incentiva na criação de novos projetos”, destacou Elias Ribeiro, membro do Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Piauí-Opala-LAB.

FOTO: Benonias Cardoso

Para o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador José Ribamar Oliveira, iniciativas como essa podem servir de modelo para outros estados, além de trazer melhorias internas e, consequentemente, eficiência dos serviços prestados à sociedade.

“Essa ferramenta é a oportunidade do servidor(a), magistrado(a) mostrar suas ideias de melhoria na prestação jurisdicional, ações que contribuam para o aprimoramento e simplificação de tarefas, procedimentos ou processos de trabalho, de modo a promover agilidade, otimização de recursos e ganho de eficiência”, frisa o chefe do Judiciário piauiense.

Selo de Boas Práticas


O Banco de Boas Práticas é um ambiente disponível no Portal da Gestão Estratégica, destinado a reunir as melhores práticas de gestão do TJPI, assim entendidas como processos gerenciais de natureza operacional ou não, efetivamente implementados pelo Tribunal.

O Banco também visa levantar e compartilhar boas práticas em gestão judiciária, propor novas iniciativas para melhoria da prestação jurisdicional e reconhecer o desempenho dos colaboradores do Poder Judiciário Estadual do Piauí.

O Tribunal de Justiça do Piauí concederá um Selo de Boas Práticas aos magistrados e magistradas; servidores(as) e servidores(as) que incluírem sugestões no Banco de Boas Práticas.