O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) iniciou, na manhã desta segunda-feira (21), inspeção ordinária para verificar o funcionamento dos setores administrativos e judiciais do Tribunal de Justiça e das serventias extrajudiciais do Estado do Piauí.

Os trabalhos, que serão coordenados pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Fábio Uchôa Pinto de Miranda Montenegro, acontecerão até a próxima quarta-feira (23).

“É uma alegria para nós do CNJ poder vir aqui interagir e estreitar relacionamento com o Tribunal de Justiça do Piauí. Essa interação entre os órgãos fiscais e os órgãos que prestam a efetiva prestação jurisdicional à sociedade é fundamental. O CNJ vem atuando dessa forma e tem buscado melhorar o relacionamento com todos os órgãos na busca do aperfeiçoamento da justiça para que cheguemos a uma justiça de excelência. Queremos também receber as boas práticas para que possamos levar a outros tribunais. Esperamos ter um trabalho muito próspero”, assinalou o desembargador Fábio Uchôa.

Ao recepcionar a comitiva do CNJ, o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador José Ribamar Oliveira deu as boas vindas e fez menção aos avanços obtidos pelo tribunal.

“Ao abrimos esta inspeção, destacamos o quanto tivemos desafios com a pandemia em 2021 no início da gestão. Foram dificuldades orçamentárias e em outras áreas. No entanto, tivemos muitos avanços, como na gestão administrativa, na produtividade de magistrados e magistradas, em transparência, nos números do relatório Justiça em Números. Também reduzimos o tempo de tramitação processual, bem como aumentamos o número de baixas processuais. Em tecnologia, implantamos o Laboratório de Inovação, que desenvolveu vários projetos em tecnologia e inteligência artificial. Além disso, avançamos em ações de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher e violência contra crianças e adolescentes”, pontuou o presidente José Ribamar Oliveira.