Garantir uma Justiça mais célere, acessível e cidadã. É com este propósito que o Poder Judiciário realiza durante dois dias o I Encontro Regional de Trabalho na comarca de São Raimundo Nonato. O evento reúne servidores e magistrados de mais de 15 comarcas da região.

Desembargadores do TJ-PI marcam presença e também compartilham trocas de experiências com os participantes

Na abertura do encontro, o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Hilo de Almeida Sousa evidenciou que reunir magistrados e servidores de 15 municípios da região é um marco importante, pois “Sair de Teresina e concentrar em São Raimundo Nonato as atenções do Poder Judiciário do Piauí é a prova de que estamos nos movimentando em busca de soluções, ideias e iniciativas para além da capital. De que realmente pensamos e trabalhamos por uma Justiça que pretende chegar a todos e todas e, por isso, precisa ser forte, unida e com o mesmo propósito”.

O chefe da Corte estadual também compartilhou a execução de sua grande meta de gestão, o projeto Justo Acesso. “O Justo Acesso vem estabelecendo conexões extremamente importantes com dezenas de segmentos e atores do Poder Público para garantir às cidades que não tenham comarca, um serviço de prestação jurisdicional e de cidadania utilizando a internet como ferramenta facilitadora”.

Por fim, anunciou outro avanço já bem aguardado por servidores e magistrados, que é a implantação da telemedicina. “Já está autorizada e deve começar nos próximos dias o projeto que vai garantir aos nossos magistrados, servidores do interior, bem como seus dependentes, a modalidade de telemedicina para consultas clínicas e psiquiátricas. A Superintendência de Gestão da Saúde e Qualidade de Vida aceitou o desafio e se preparou para estender suas
atividades para os municípios do estado, onde não consegue chegar de forma presencial. Uma iniciativa importante, que prioriza a nossa maior riqueza: a saúde de quem faz a Justiça piauiense”.

O juiz Carlos Alberto*, da 1ª Vara da comarca de São Raimundo Nonato, destacou a evolução do TJ-PI, sobretudo, nos últimos 10 anos, com a implantação efetiva do processo judicial eletrônico. Evidenciou também a importância do evento para o estreitamento dos laços entre servidores e magistrados. “O Tribunal tem passado por grandes avanços e mudanças, como concursos públicos, treinamentos e qualificações de servidores e magistrados. No entanto, há algo mais importante que todos nós magistrados temos percebido, que é a vontade de todos que fazem o judiciário de prestar um serviço público mais eficiente. O I Encontro Regional de Trabalho, portanto, nos move para que possamos pensar em um tribunal ainda melhor”.

A prefeita Carmelita Castro disse que estava muito honrada com a iniciativa do TJ-PI em reunir, em São Raimundo Nonato, servidores e magistrados da região. “Percebemos o esforço do tribunal e se aproximar das pessoas que prestam os serviços de justiça e dos que precisam do judiciário. Temos certeza de que muitos frutos serão colhidos pela gestão do desembargador Hilo de Almeida Sousa”.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS