O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), por meio da Coordenadoria da Infância, participou da solenidade de início do Projeto Novos Horizontes, que será desenvolvido pro IFPI, em parceria com a Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) e Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

De acordo com Elfrida Belleza, juíza da 2° Vara da Infância e Juventude da Comarca de Teresina, e Coordenadora da Coordenadoria Estadual Judiciária da Infância e Juventude (CEJIJ), o projeto prevê a qualificação de adolescentes que encontram-se em cumprimento de medidas socioeducativas em Teresina.  Nesta fase do projeto será ofertado a 20 adolescentes curso na área de Operador de Microcomputadores, colaborando com o processo de ressocialização dos participantes e inclusão socioprodutiva.

Evento contou com vários parceiros, que juntos, atuaram com o objetivo de reinserir os jovens no mercado de trabalho

Segundo a pró-reitora de Extensão do IFPI, Divamélia Gomes, o curso terá duração de 360 horas, com aulas de 8h às 12h, ministradas no Campus Teresina Central, onde os alunos terão direito a todos os atendimentos oferecidos pela instituição, como os demais estudantes regularmente matriculados.

A coordenadora do projeto, professora Jaqueline Setragni, enfatizou que os alunos serão acompanhados durante todo o processo. O professor Wilson Júnior, que irá conduzir os alunos nas disciplinas práticas, falou sobre a importância de dominar as ferramentas para dominar o mercado. Os participantes terão ainda aulas de língua portuguesa, redação, comunicação empresarial, empreendedorismo e inovação, facilitando, desta forma, a ressocialização dos integrantes.

A servidora Socorro Cabral representou a Coordenadoria da Infância do TJ-PI no evento.

FONTE: Com informações do IFPI