Encerrando o projeto Justiça e Informação: Violência contra a Mulher, Não!, iniciado em junho de 2023, a Vara Única da Comarca de Monsenhor Gil realizou, na última quinta-feira (17), palestras e círculos de conversas escolares nas cidades de Curralinhos, Miguel Leão e Monsenhor Gil, acerca do enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. 

“Desde junho estamos realizando uma série de iniciativas que visam conscientizar e dialogar acerca da violência a mulheres que, infelizmente, é uma problemática social recorrente e, para que a mensagem e a reflexão cheguem a todos, buscamos fomentar o conhecimento em múltiplas esferas sociais. Nos dias 16 e 17 deste mês, estivemos em unidades escolares de Monsenhor Gil, Curralinhos e Miguel Leão realizando esses encontros de conscientização e engajamento com alunos, informando e orientando todos e todas a luta contra a violência às mulheres”, afirma o juiz da Vara Única de Monsenhor Gil, Silvio Valois Cruz Júnior.

Iniciativa do Judiciário em parceria com a Coordenadoria da Mulher, o Fórum Piauiense de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar-FOPIVID e as prefeituras municipais de Monsenhor Gil, Curralinhos e Miguel Leão, as ações também são pertencentes à campanha Agosto Lilás, e contaram com a participação de psicólogos, assistentes sociais e representantes do Judiciário e dos municípios.

“O Agosto Lilás é uma iniciativa que busca abarcar a problemática da violência doméstica e familiar contra a mulher – neste mês alusivo a criação da Lei Maria da Penha – em que buscamos levar conhecimentos e conscientizar todos acerca dos males destas condutas criminosas. Não apenas neste mês simbólico, mas durante o ano inteiro, o Judiciário piauiense busca formas de educar, orientar e repreender os casos de violência contra mulheres, buscando sanar esta conduta inaceitável”, declara o juiz Silvio Valois.