O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) conquistou o 1º lugar no segmento Justiça Estadual do Ranking da Transparência do Judiciário em 2023, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com 100% de cumprimento dos itens do ranking. O anúncio aconteceu nesta segunda-feira (28), durante a 2ª Reunião Preparatória para o 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário. Além do TJ-PI, apenas o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), alcançou 100% no Ranking da Transparência entre os tribunais estaduais de todo o País.

Instituído pela Resolução CNJ n. 260/2018, o Ranking da Transparência do Poder Judiciário busca valorizar os tribunais e conselhos que mais se destacam no fornecimento de informações de forma clara e organizada aos cidadãos.

Após receber a premiação das mãos da ministra Rosa Weber, presidente do CNJ, o desembargador Hilo de Almeida, presidente do TJ-PI, parabenizou toda a equipe da gestão do Tribunal pelo excelente desempenho. “O acesso à informação é um requisito importante para o aperfeiçoamento da gestão pública, controle social e a participação popular. Essa premiação é resultado de muito trabalho de uma equipe que desde o início da gestão vem se debruçando em cada um dos critérios estabelecidos pelo CNJ, não apenas com vistas nesse prêmio, que é muito importante, mas especialmente para dar a resposta que a sociedade nos cobra, precisa e merece”, declarou o desembargador-presidente.

A secretaria de Gestão Estratégica, Lara Bonfim, detalha que “ser 100% transparente é uma conquista importante, pois mostra nosso compromisso com a verdade e com a sociedade, ao expor nossos dados, seguindo as diretrizes do CNJ. Esse trabalho é resultado do empenho de vários setores do Tribunal, revelando que o espírito de equipe de magistrados e servidores fez a diferença em todo esse processo”.

Para a elaboração do Ranking da Transparência, os itens sob avaliação estão distribuídos em nove temas compostos por 84 perguntas, como por exemplo, se os órgãos publicam: os objetivos estratégicos, metas e indicadores; os levantamentos estatísticos sobre a atuação do órgão; o calendário das sessões colegiadas; a ata das sessões dos órgãos colegiados; o campo denominado ‘Serviço de Informações ao Cidadão’ na página inicial; informações sobre licitações e contratos, entre outros.

Encontro

O desembargador Hilo de Almeida participa do 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário, que segue até amanhã (29), juntamente com a secretária de Gestão Estratégica, Lara Bonfim, e a secretária da Presidência, Sâmya Rodrigues.